COVID-19 Choosing Wisely Portugal

COVID-19 Choosing Wisely Portugal

Ordem dos Médicos - April 20, 2020

A pandemia de COVID-19 constitui um desafio sem precedentes à capacidade de resposta dos sistemas de saúde a nível mundial. Neste momento, mais do que nunca, é fundamental a utilização adequada destes recursos limitados.
Neste sentido, foi desenvolvida esta lista de recomendações para realçar a necessidade de os recursos de saúde limitados serem utilizados criteriosamente.

Como foi criada esta lista?

Uma lista de potenciais recomendações foi reunida com base nos esforços atuais de resposta ao COVID-19.

As recomendações foram desenvolvidas por membros do Choosing Wisely Canada, com a participação de médicos representando diferentes especialidades e líderes da comunidade internacional Choosing Wisely. A lista completa de recomendações foi posteriormente enviada aos líderes de 293 organizações médicas envolvidas no programa Choosing Wisely a nível mundial. A taxa de resposta em 4 dias foi de 55% e todas as recomendações apresentaram concordância (4 ou 5 na escala Likert de 5 pontos) de 83% a 98%.

Esta lista será atualizada frequentemente à medida que surgir nova evidência relativamente à pandemia de COVID-19. A informação apresentada neste documento tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico.

O que é o programa Choosing Wisely?

O Choosing Wisely® foi lançado pelo American Board of Internal Medicine nos Estados Unidos em 2012. Neste momento, é um movimento global que inclui campanhas locais em mais de 20 países nos cinco continentes. Em cada país são estabelecidas parcerias com sociedades científicas locais de modo a serem desenvolvidas listas de recomendações baseadas em evidência.

Em Portugal o programa foi implementado pela Ordem dos Médicos.

Ver versão em Pdf
covid19pcw