O movimento #MáscaraParaTodos

O movimento #MáscaraParaTodos

SPPC - May 11, 2020

Se formos portadores de uma máscara bem colocada e manuseada, estamos a proteger aqueles que nos rodeiam. E se todos o fizermos sempre que circulamos em público, estamos a proteger-nos uns aos outros.

Tratando-se esta de uma doença em muitos casos assintomática, é fundamental implementar o uso de máscaras de protecção nos espaços públicos.

O movimento

O movimento #MáscaraParaTodos defende a utilização generalizada de máscaras comunitárias em todo o espaço público para evitar a propagação da COVID-19. O movimento, apoiado por diversas personalidades da comunidade médica e científica portuguesas, convida toda a população a fazer máscaras caseiras para uso próprio e para disponibilizar aos outros. A minha máscara protege-me. A tua protege-me.

Máscaras comunitárias

As máscaras comunitárias ou sociais são coberturas faciais de fabrico artesanal ou industrial, de tecido ou outros materiais.

São usadas como alternativa às máscaras utilizadas pelos profissionais de saúde que, por estarem expostos a um elevado risco de infecção, lhes deve ficar reservada a utilização de equipamento de protecção individual com um perfil de segurança mais apropriado.

Antes da pandemia da COVID-19, o uso de máscaras não fazia parte da realidade do mundo ocidental, mas o reconhecimento do seu potencial enquanto medida de saúde pública adicional levou à sua adopção e utilização generalizada em diferentes países.

A utilidade das máscaras comunitárias assenta num principio de protecção de grupo e numa atitude altruísta, uma vez que a utilização da máscara contribui, maioritariamente, para a protecção do outro e do ambiente envolvente.

Download do PDF Ver Website
mascaraparatodos