A SPPC

Mensagem do Presidente

Caros Sócios e Colegas

Sejam bem-vindos à Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica - SPPC.

Somos uma Sociedade Científica onde todos os Especialistas em Patologia Clínica e todos os Internos da Formação Específica de Patologia Clínica podem encontrar um fórum de discussão aberta sobre os mais diversos aspetos científicos que são abrangidos pela nossa Especialidade.

Somos uma Sociedade antiga, fundada já nos idos de 1957, como secção da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa (SCML), com sócios fundadores de nomeada tais como o Prof. Dr. João Cândido de Oliveira, o Prof. Dr. Luís Ernani Dias Amado e o Prof. Dr. Francisco da Silva Parreira, em cujo lastro pisamos.

Ao “vasculhar” os dossiers onde estão arquivados os documentos sobreviventes e que suportam a trajetória da nossa Sociedade, tomei consciência da enorme responsabilidade que a atual Direção e eu própria temos entre mãos. Estamos, literalmente “sentados nos ombros de gigantes”, que decorrente de esforços múltiplos e força de vontade hercúlea, conseguiram manter de pé uma Sociedade Científica que desde 1957, chegou aos nossos tempos.

Como poderão verificar na página da “História da SPPC”, muitas foram as dificuldades, os obstáculos, e até mesmo as inércias, mas a resiliência infatigável de alguns permitiram vencer, para todos. Essas páginas são o testemunho e tributo que lhes devemos.

“Sentados sobre os ombros de gigantes, vemos mais longe” (Isaac Newton). Estamos convictos que sim, que vamos ser capazes, todos juntos, de ver mais longe, construindo novamente, hoje, uma Sociedade Científica, moderna, adaptada, antecipando o futuro hoje, permitindo às novas gerações crescer e também ver mais longe e levar mais longe o nome da Patologia Clínica.

Porque somos uma especialidade transversal a todas as Ciências Médicas; porque somos Médicos; porque nos colocamos à disposição dos nossos colegas, colaborando como consultores do nosso labor, para um diagnóstico mais eficiente em prol do doente que é de ambos!

Queremos envolver os nossos Colegas de outras Especialidades, estar com as outras Sociedades Científicas e também trazê-las até nós, partilhando um espaço comum de discussão, que necessita de todos.

Para além de representar os seus associados, a SPPC está comprometida com a educação, organizando encontros científicos e workshops, focados em temas de charneira e também temas do estado da arte, assim como com a organização de cursos pré-congresso contribuindo para a Educação Médica pós-graduada, em encontros científicos próprios e de outras especialidades.

Faremos também formação on-line, para um acesso mais universal de todos os colegas onde quer que estejam.
Estamos comprometidos com a organização de um Congresso anual, cuja localização será diferente todos os anos, por forma a chegar a todos os Especialistas. O programa será sempre pensado para abranger todos os setores da comunidade da Patologia Clínica. Será também um palco de troca de experiências, discussão, debate e progresso.

Fundámos o prémio de Patologia Clínica “Prof. Luis Ernani Dias Amado” que todos os anos premiará o melhor trabalho submetido no Congresso.

Termino como comecei: Sejam bem-vindos, fiquem, colaborem, discutam, tragam ideias, critiquem, ajudem: Contamos com todos
Obrigado!

Plus Unum Sumus

Presidente da SPPC
Maria José Rego de Sousa