MALÁRIA - POPULAÇÃO SUSPEITA NO SYSMEX XN-9100 - UM CASO CLÍNICO

Evento: X Congresso Nacional de Patologia Clínica

Poster Exposto: 08

Autor do trabalho: Rita Lima

Serviço de Hematologia Laboratorial, Departamento de Patologia, Centro Hospitalar e Universitário do Porto, EPE (CHUP)

 

Co-autores do trabalho: Laís S. Altoé; Daniela Fonseca e Silva; Paulo Paulino; Filipe Santos; Maria Inês Freitas

Palavras-chave: MALÁRIA; SYSMEX SÉRIE-XN; CITOGRAMA WDF

Introdução:

A malária é uma doença potencialmente grave, que afeta cerca de 200 milhões de pessoas por ano. Apesar de ser uma infeção parasitária frequente em regiões tropicais, devido à crescente migração tem vindo a aumentar em áreas não endémicas. O diagnóstico precoce é um desafio para o médico, visto que a apresentação clínica da doença é inespecífica, semelhante a um quadro gripal.

Caso Clínico

Doente do sexo masculino, 39 anos de idade, raça negra, natural de Angola, a residir em Portugal há três semanas, com antecedentes clínicos de malária há dois anos. Recorre ao Serviço de Urgência por febre, cefaleias, vómitos e diarreia com uma semana de evolução. Nega outras queixas. Ao exame físico apresentava escleróticas ictéricas e hepatoesplenomegalia. Analiticamente com anemia ligeira (Hb 12,5g/dL), trombocitopenia moderada (plaquetas 63000/µL), creatinina 3,35mg/dL, ureia 156mg/dL, bilirrubina total 15,97mg/dL, LDH 540 UI/L e PCR 320,33mg/L. Sem outras alterações de relevo.

Prosseguiu-se o estudo com despiste de hemoparasitas (Plasmodium spp.), em esfregaço de sangue periférico, corado com a coloração May-Grunwald-Giemsa. Foram observados numerosos gametócitos, raros esquizontes e trofozoítos (duplo dott e eritrócitos duplamente parasitados) com morfologia sugestiva de Plasmodium falciparum, com uma parasitémia inferior a 1%. No citograma do diferencial leucocitário (WDF) (Sysmex XN-9100) visualizou-se uma população anómala e bem diferenciada, localizada inferiormente à população dos neutrófilos, correspondendo às formas maduras do Plasmodium spp. (esquizontes e gametócitos). A pesquisa antigénica através do teste imunocromatográfico RIDA®QUICK Malária foi positiva para Plasmodium falciparum. Após terapêutica antimalárica, o doente evoluiu favoravelmente, com melhoria clínica e analítica.

Discussão

A pesquisa de Plasmodium spp. em esfregaço de sangue periférico é o gold-sandard para o diagnóstico de malária. Devido à clínica inespecífica da doença e à sua potencial gravidade, é necessário um elevado índice de suspeição para realizar o diagnóstico, especialmente em zonas não endémicas. Os autoanalisadores hematológicos surgem, neste contexto, como uma ferramenta no auxílio do diagnóstico. Neste caso em particular, foi possível suspeitar de Plasmodium spp. devido à presença de uma população anómala no citograma do diferencial leucocitário (WDF). A deteção do parasita Plasmodium spp., baseada em alterações no citograma WDF do equipamento Sysmex série-XN, apesar de pouco sensível, apresenta uma elevada especificidade.