AVALIAÇÃO DO DOSEAMENTO DA ACTIVIDADE DA ASPARAGINASE

Evento: SPPC 2021

Poster Número: 057

Autores e Afiliações:

Vasco Mendes; Carolina Salteiro; Carlos Flores

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central

Introdução

A L-asparagina é um aminoácido não-essencial sintetizado pelas células saudáveis, que expressam L-asparaginase sintetase. As células neoplásicas da Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) perdem frequentemente a expressão desta enzima, dependendo de uma fonte exógena de asparagina para suprir as suas necessidades metabólicas.

A L-asparaginase é uma enzima que catalisa a conversão de L-asparagina em L-ácido aspártico e amónia. A hidrolisação da asparagina pela L-asparaginase no sangue leva à diminuição do aporte de L-asparagina às células neoplásicas, provocando a sua apoptose p53-dependente, não interferindo com as células saudáveis capazes de sintetizar o aminoácido.

A terapêutica com L-asparaginase está associada a toxicidade severa nos adultos. Por esse motivo tem sido utilizada sobretudo em regimes terapêuticos pediátricos com bons resultados. Tem também um efeito de sensibilização sendo comum a produção de anticorpos neutralizantes contra esta enzima. Para optimizar o efeito terapêutico da L-asparaginase e diminuir a incidência de efeitos adversos, actualmente é preconizada a monitorização da atividade da L-asparaginase como controlo terapêutico. 

Entre Junho de 2016 e Janeiro de 2021 o doseamento da actividade da L-asparaginase foi realizado no nosso centro para os doentes com LLA sob terapêutica com L-Asparaginase. Habitualmente é usado o valor de 100 UI/L como garante da actividade completa da L-asparaginase.

Objectivos e Metodologia

Avaliação dos resultados do doseamento da actividade da L-Asparaginase entre Junho de 2016 e Janeiro de 2021. Foram revistos todos os resultados e observada a evolução destes ao longo do tempo para cada doente a realizar terapêutica.

Resultados

28 doentes fizeram doseamento de L-asparaginase, com uma média de 7,9 doseamentos por doente (min: 1; máx: 28). O tempo de resposta médio foi de 6 dias (Mediana = 5 e Moda = 2), variando entre os 0 (resposta no dia da colheita) e os 34 dias.

25 dos 28 (89%) doentes tiveram pelo menos um valor inferior ao valor objectivo alvo, sendo 55% dos doseamentos inferiores a 100 UI/L. 14 dos 28 (50%) doentes tiveram pelo menos um valor superior a 250 UI/L com 12% dos resultados totais superiores a esse valor. 6 dos 28 (21%) doentes nunca tiveram um valor entre 100 e 250 UI/L e 33% dos resultados foram dentro deste intervalo.

Conclusões

Os resultados do doseamento da actividade da asparaginase foram bastante inconstantes, não existindo um claro progresso para valores dentro do intervalo alvo. No entanto, actualmente não é claro se o intervalo habitual de 100 – 250 UI/L é de facto o melhor objectivo para a monitorização terapêutica destes doentes.