DOIS CASOS ATÍPICOS DE ÚLCERAS GENITAIS

Evento: SPPC 2021

Poster Número: 023

Autores e Afiliações:

Rita Paulino1; Mileydy Loaiza1; Sara Pocinho2; Maria Lima3; Ana Dias1; Ana Luísa Duarte1; Marlene Pinto1; Cristina Toscano1.

1) Serviço de Patologia Clínica, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental;

2) Serviço de Doenças Infecciosas, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental;

3) Serviço de Doenças Infecciosas, Centro Hospitalar de Setúbal

Introdução

As úlceras genitais têm um diagnóstico diferencial muito abrangente, podendo ser ou não de causa infeciosa. As etiologias podem ser virais (Herpes Simplex tipo 1 ou 2), ou bacterianas (Treponema pallidum, Haemophilus ducrey, Chlamydia trachomatis, Klebsiella granulomatis), podendo haver ainda sobreinfecção fúngica (candidíase) ou bacteriana. As úlceras genitais podem ser dolorosas, como no caso do herpes ou do cancróide, ou indolores, como na sífilis, linfogranuloma venéreo ou granuloma inguinal. O estudo laboratorial destes agentes é habitualmente moroso e difícil, mas o desenvolvimento de TAAN (Técnica de Amplificação de Ácidos Nucleicos) por PCR (Polymerase Chain Reaction) tem-se revelado uma grande mais-valia neste contexto.

Casos clínicos

Mulher de 23 anos, sem antecedentes pessoais de relevo, recorreu ao Serviço de Urgência (SU) por úlceras anais e vaginais dolorosas. Ao exame objetivo apresentava úlceras anais exuberantes, úlceras na fúrcula vaginal com leucorreia, adenopatias inguinais e lesões cutâneas hiperpigmentadas com acometimento das palmas e plantas, sem mais sintomas. Ponderou-se a hipótese de cancróide, sífilis e herpes simplex. Foi pedida a pesquisa de agentes de IST por TAAN do exsudado das úlceras, que foi positiva para Treponema pallidum. Os anticorpos totais anti-Treponema pallidum foram positivos e RPR reactivo (título de 1:32). No exame cultural do exsudado das lesões perineais isolou-se Streptococcus anginosus. A pesquisa por TAAN do exsudado cervical foi negativa para Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae. A ecografia ginecológica com sonda vaginal revelou saco gestacional com embrião de 6 semanas. Foi realizado tratamento com 1 dose de 24 milhões de unidades (MU) de benzilpenicilina intramuscular (IM). 

Homem de 21 anos recorreu ao SU a 12.10.21 por aparecimento de úlcera peniana de aumento progressivo desde há 2-3 semanas, exsudativa e dolorosa, associada a disúria e adenopatia inguinal direita também dolorosa. Não apresentava exsudado uretral. Referiu relação sexual desprotegida esporádica há 1 mês e meio, tendo a companheira sido medicada com antibioterapia, que ele recusou fazer. A 10.09.21 fez análises das quais se salienta AgHBs, Ac anti-HCV, Ac anti-HIV 1 e 2, VDRL e urocultura negativos. Fez colheita de exsudado para pesquisa de agentes de IST por TAAN e foi medicado com ceftriaxone, 250 mg IM, e reencaminhado para o Hospital de Dia de Infecciologia, para saber o resultado do estudo por TAAN do exsudado da úlcera, requisitado por suspeita de cancróide (Haemophillus ducrey). A 14.10.21 foi observado e constatou-se TAAN positiva para Treponema pallidum, sendo medicado com penicilina benzatínica 2,4 MU IM/semana, durante 3 semanas, com recomendação de levar a companheira à consulta.

Conclusão

Estes dois casos têm uma apresentação atípica, não se esperando que um cancro duro seja doloroso. Esta característica levou a ser colocada como primeira hipótese diagnóstica um cancróide, causado por Haemophillus ducrey. O Laboratório dispõe de estudo por TAAN em sistema multiplex, para estudo de úlceras genitais, permitindo um diagnóstico diferencial rápido e seguro, pesquisando múltiplos agentes causadores de úlceras genitais em simultâneo. A grande vantagem é permitir a instituição precoce de terapêutica dirigida.