ESTUDO DA COAGULAÇÃO SOB RIVAROXABANO – UM CASO CLÍNICO

Evento: SPPC 2021

Poster Número: 064

Autores e Afiliações:

João Pedro Porto (CHULC); Diogo Malha Gregório (CHULC), Cristina Lopes (CHULC), Margarida Guimarães (CHULC), Carlos Flores (CHULC)

Introdução

A determinação analítica de parâmetros de coagulação requer um especial cuidado devido ao número elevado de interferentes nos resultados, sendo os procedimentos pré-analíticos fundamentais para a obtenção de resultados fidedignos. Apresentamos um caso clínico em que as determinações foram realizadas sob Rivaroxabano.

Caso Clínico

Apresentamos um doente de 43 anos, com antecedentes pessoais de trombose venosa profunda há 7 meses, desde então com Rivaroxabano empírico. Associadamente apresentava análises com ANAS: positivos. Anticorpos anti mitocôndria: 1/320. Foi enviada a consulta de Hematologia para investigação de trombofilia. Na história da doença atual a doente apenas referiu menorragias. O estudo da coagulação foi realizado sem interrupção do anticoagulação. Analiticamente obtivemos valores de TP e APTT prolongados, positividade do anticoagulante lúpico, assim como atividade do FVIII diminuída. Este último corrigiu com a realização da análise por metodologia diferente (FVIII cromogéneo). Também os valores de APTT corrigiram quando se utilizou um reagente diferente
Discussão e Conclusão: Este caso demonstra a importância do pré-analítico no estudo da coagulação. Neste caso só foi possível concluir que a doente tinha valores aumentados de coagulante lúpico devido à sua magnitude e à sua correlação com os resultados obtidos através do estudo autoimune. Quando ao FVIII o seu déficit foi excluído com o uso de metodologia não afetada pelo efeito anticoagulante do Rivaroxabano.

Este caso pretende demonstrar a importância do pré-analítico no estudo da coagulação, nomeadamente da presença de anticoagulantes e como se pode agir quando a suspensão destes não é possível.