ANÁLISE RETROSPECTIVA DE 10 ANOS DE S.LUGDUNENSIS IDENTIFICADOS EM AMOSTRAS CLINICAS

Evento: SPPC 2021

Poster Número: 039

Autores e Afiliações:

Pedro Barata Coelho (CHUPORTO); Thales Millet (CHUALGARVE); Paulo Pereira (CHUPORTO); Helena Ramos (CHUPORTO)

Introdução

O Staphylococcus lugdunensis foi inicialmente identificado no final dos anos 80 do século XX como uma nova espécie de estafilococos coagulase negativa, sendo considerado um componente da microbiota da pele humana.

No entanto, ao contrário da maioria dos estafilococos coagulase negativa este pode causar infeções graves, semelhantes às causadas pelo S.aureus, incluindo infeções cutâneas e dos tecidos moles, abcesso, infeções de próteses e de cateteres vasculares bem como endocardite infeciosa grave.

Objetivos

O estudo visou caracterizar as infeções por S.lugdunensis detetadas no nosso centro hospitalar nos últimos 10 anos bem como o seu padrão de resistência aos antimicrobianos. Para tal, foi utilizada a base de dados do serviço e o processo clínico dos doentes.

Resultados

Durante esse período foram isolados 314 S. lugdunensis, sendo o número de isolados muito uniforme ao longo dos anos. Das 314 identificações 37,44% teve origem em complicações associadas ao pé diabético; 24,45% em infeção pós-cirúrgica ou de próteses; 10,87% em abcessos e 5,97% em problemas associados à doença renal crónica.

No que concerne ao seu comportamento face aos antimicrobianos verificou-se que apesar de 54,1% serem resistentes à Penicilina G, apenas cerca de 6% eram resistentes à oxacilina. Em relação aos restantes antimicrobianos 15,60% eram resistentes à eritromicina, 14,64% à clindamicina, 9,55% ao ácido fusidico e 4,78% à tetraciclina. 

Os resultados encontrados são sobreponíveis aos encontrados na literatura. 

Conclusão

O S.lugdunensis é um microrganismo que merece uma atenção especial quer dos microbiologistas quer os clínicos dada a importância dos processos infeciosos dos quais são responsáveis.

 

Os autores declaram não ter qualquer tipo de conflitos de interesses.