VALORES ASTRONÓMICOS DE VITAMINA B12
Evento: SPPC 2021
Poster Número: 053
Autores e Afiliações:
Carina Pereira, Carolina Salteiro, Carlos Flores, Serviço de Patologia Clínica, Centro Hospitalar de Lisboa Central
Caso de criança do sexo feminino a quem aos 6 meses de idade foi detetado atraso do desenvolvimento pscicomotor (DPM). Na avaliação analítica apresentava anemia megaloblástica com hemoglobina 5.2 g/dL, VGM 102 fl, leucopénia ligeira de 4,4x 10^9/L e contagem plaquetária normal. Tinha LDH aumentada (2937 U/L), vitamina B12 e folato dentro dos valores de referência, função tiroideia normal e presença no esfregaço de raros neutrófilos com hipersegmentação nuclear, alguns linfócitos atípicos, anisopoiquilocitose e macroovalócitos.
Posteriormente foi realizado um mielograma que apresentou uma medula com celularidade aparentemente aumentada, sem alterações da relação mielo/eritroide, algumas imagens de cariorexis da série eritroide, sem outras alterações.
No seguimento do estudo, a concentração de homocisteína apresentava-se muito aumentada, 130 𝝻mol/L (VR 2.87-9,99) e os resultados da cromatografia de aminoácidos apresentavam metionina baixa, 6 𝝻mol/L (VR >9), e ausência de ácido metilmalónico na urina, sugestivo de défice do metabolismo intracelular da vitamina B12.
Iniciou tratamento com hidroxicobalamina intramuscular, betaína, L-carnitina e ácido folínico com progressos nas aquisições do DPM e melhoria da hemoglobina.
Foi identificada uma variante em heterozigotia no gene MTR, com informação para a síntese da enzima metionina sintetase, confirmando o diagnóstico de homocistinúria por defeito na metilação, tipo cblG de transmissão autossómica recessiva.
As análises seguintes revelaram uma descida progressiva da homocisteína para valores discretamente superiores aos de referência, tendo atualmente, aos 3 anos de idade, 10,90 μmol/L, normalização da metionina e uma subida importante da vitamina B12, atingido o valor de 209753 pg/mL.
É uma doença rara cujos sintomas mais frequentes são anemia megaloblástica, atraso no desenvolvimento psicomotor e cognitivo, doença ocular (retinopatia, nistagmo e estrabismo), atraso do crescimento e envolvimento do sistema nervoso.
O tratamento precoce pode levar a um resultado favorável com recuperação do desenvolvimento e prevenção de deterioração neurológica adicional. Já a doença ocular e o envolvimento do sistema nervoso central têm tendência a evoluir apesar do tratamento.