CARATERIZAÇÃO DOS ISOLAMENTOS DE STAPHYLOCOCCUS LUGDUNESIS NUM LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Evento: XI Congresso Nacional de Patologia Clínica
Poster Número: 021
Autores e Afiliações:
Ana Ribeiro, Mileydy Loaiza, Susana Matos, Elsa Gonçalves, João Dias, Cristina Toscano.
Serviço de Patologia Clínica – Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
Introdução
O Staphylococcus lugdunensis pertence ao grupo dos Staphylococcus coagulase-negativos (SCN) e, tal como os restantes, é um microrganismo comensal da pele. No entanto, desde 2008 vários estudos foram publicados sobre a importância do isolamento do S. lugdunensis uma vez que está associado a infeções graves, que se assemelham clinicamente às infeções provocadas por Staphylococcus aureus. As infeções por S. lugdunensis mais comuns são as infeções da pele e tecidos moles. Para além disso, este microrganismo pode também ser causador de infeções mais severas como bacteriémias e endocardite infeciosa.
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo caraterizar os isolamentos de S. lugdunensis de todas as amostras recebidas no Laboratório de Microbiologia durante o período compreendido entre 2011 e 2021.
Resultados
Durante o período considerado foram isolados 258 S. lugdunensis. A grande maioria dos isolamentos ocorreu em amostras de exsudados purulentos superficiais e profundos e de biópsias. Relativamente a essas infeções, cerca de 19% estavam associadas a doença vascular periférica, como o pé diabético, 20% resultaram de complicações pós-cirúrgicas e 14% estavam associadas a cateteres e próteses. Em relação à sensibilidade aos antibióticos, apesar de 75% dos isolados ser resistente à Benzilpenicilina, 91% revelou ser sensível à Oxacilina. Quanto aos restantes fármacos, a grande maioria dos S. lugdunensis revelou ser sensível aos antibióticos testados, nomeadamente: Clindamicina e Eritromicina 83%, Tetraciclina 94%, Trimetoprim/Sulfametoxazol 98% e Vancomicina e Linezolide 100%.
Conclusão
Esta revisão pretende reforçar o papel do S. lugdunensis como microrganismo patogénico e alertar para a necessidade de proceder à identificação até à espécie dos SCN em determinadas amostras como amostras purulentas e hemoculturas de forma a valorizar os verdadeiros patogénicos.
Declaração de conflito de interesses: Os autores não têm conflitos de interesse a declarar.