CRIPTOCOCCEMIA NUM DOENTE HEMATOLÓGICO: A IMPORTÂNCIA DE UM DIAGNÓSTICO PRECOCE

Evento: XI Congresso Nacional de Patologia Clínica 

Poster Número: 010

Autores e Afiliações:

Rita de Mira Ramalho, José Pedro Pereira, Ana Margarida Almeida, Eva Tiza, Zélia Videira.

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil

Resumo

O Cryptococcus neoformans é um fungo que se diferencia em três variantes (gatti, grubbi e neoformans), com epidemiologia e patogenicidade diferentes, sendo a variante neoformans responsável pela maioria das doenças em humanos. O C. neoformans é um basidiomiceto capsulado, de forma redonda ou ovalada, capaz de causar várias formas de doença, desde colonização pulmonar assintomática, até infecção disseminada e meningoencefalite fatal. 
Reportamos um caso de criptococcemia num doente do sexo masculino, de 74 anos, com diagnóstico de Leucemia Linfocítica Crónica, tratado desde 2007 com diferentes linhas de quimioterapia e sob corticoterapia prolongada, até agosto de 2021, quando foi documentada progressão da doença. No mês seguinte, o doente recorreu ao Serviço de Urgência, apresentando um quadro febril (temperatura máxima de 39ºC), acompanhado de astenia, dispneia e edema dos membros inferiores. Na avaliação analítica, observou-se: Hemoglobina 8 g/dL, Leucócitos 296 x 10⁹/L (Linfócitos 262×10⁹/L; Neutrófilos 10,6×10⁹/L; Monócitos 23,4×10⁹/L); Plaquetas 26×10⁹/L; Creatinina 1,24 mg/dL; Ácido úrico 5,1 mg/dL; Lactato desidrogenase 731 IU/L; Proteína C reactiva 7,43 mg/dL. Foram colhidas hemoculturas e o doente foi internado no Serviço de Hematologia, onde iniciou antibioterapia empírica com Levofloxacina. As hemoculturas positivaram ao fim de 55 horas de incubação, e no exame direto, corado pela coloração de Gram, observaram-se elementos leveduriformes. O exame cultural apresentou um crescimento de colónias brancas e arredondadas nos meios de gelose de sangue e Sabouraud. O exame direto com tinta da China mostrou a presença de microorganismos capsulados e o teste da urease revelou-se positivo. O sistema VITEK® identificou C. neoformans (99% de probabilidade) e este resultado foi confirmado pelo painel AuxaColor2®. O antifungigrama, realizado de acordo com as normas do EUCAST mostrou: Anfotericina B (MIC = 0,19 mg/L) – Susceptível; Voriconazole (MIC = 0.032 mg/L) – WT; Posaconazole (MIC = 0.125 mg/L) – WT. De acordo com os resultados microbiológicos obtidos, o doente iniciou tratamento antifúngico com Anfotericina B liposomal, 4 dias após a admissão em internamento. No entanto, e apesar de ter sido instituída terapêutica antifúngica dirigida, o quadro do doente agravou-se, com aumento dos parâmetros inflamatórios e deterioração clínica, falecendo ao fim de 11 dias de internamento.

A criptococcemia tem alto risco de morbilidade e mortalidade, pelo que o diagnóstico precoce e rápida instituição de terapêutica antifúngica apropriada são determinantes para um prognóstico clínico mais favorável.

Declaração de conflito de interesses: Sem conflito de interesses.