IMPORTÂNCIA DO ESTUDO MICOBACTERIOLÓGICO NA SUSPEITA DE TUMOR DE CÉLULAS GIGANTES TENOSSINOVIAL - RELATO DE CASO CLÍNICO
Evento: XI Congresso Nacional de Patologia Clínica
Poster Número: 045
Autores e Afiliações:
Jonatas Barbosa Garcez-1, Paulo Dias Silva-2, Hugo Cruz-1, Maria Helena Ramos-1
1 – Serviço de Microbiologia, Departamento de Patologia, Centro Hospitalar Universitário do Porto, EPE
2 – Departamento de Diagnóstico Laboratorial, Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
Introdução
O tumor de células gigantes tenossinovial do tipo difuso (TCGTd), também conhecido como tenossinovite vilonodular pigmentada, é uma neoplasia rara que ocorre maioritariamente na articulação do joelho e que se caracteriza pelo recrutamento e ativação de células do sistema imune, nomeadamente macrófagos, com a consequente formação de granulomas. O diagnóstico definitivo é geralmente estabelecido com recurso a exames imagiológicos, particularmente a ressonância magnética.
Caso Clínico
Doente do sexo feminino com 34 anos de idade, sem antecedentes médicos, medicada ocasionalmente com anti-inflamatório não esteroide, foi referenciada à consulta de Ortopedia por persistência de gonalgia direita, com mais de 10 anos de evolução, associada ao diagnóstico imagiológico prévio de TCGTd, tendo já realizado duas intervenções artroscópicas, sem evidência de melhoria clínica. O exame físico revelou edema articular e limitação da flexão e da extensão do joelho direito. A radiografia simples do joelho demonstrou sinais de gonartrose, incluíndo desaparecimento da interlinha articular. A repetição da ressonância magnética confirmou a presença de derrame articular e identificou erosões cortico-trabeculares, reiterando que os achados eram compatíveis com o diagnóstico imagiológico prévio de TCGTd. Dado manter sintomatologia, elevado grau de limitação funcional e sinais de degeneração articular avançada, foi proposta para artroplastia total do joelho direito, que aceitou, sendo que o procedimento decorreu sem complicações e que, intraoperatoriamente, foram colhidas amostras de tecido articular para estudo anátomo-patológico e micobacteriológico. O estudo anátomo-patológico identificou a presença de um infiltrado inflamatório linfohistiocitário com formação de granulomas, sem evidência de células sugestivas de TCGTd. O estudo micobacteriológico revelou um exame microscópico direto, corado pela técnica da auramina, negativo, mas exames culturais em meio de cultura líquido mycobacteria growth indicator tube (MGIT) no sistema BACTECTM MGITTM 960 (BD) e em meio de cultura sólido de Löwenstein-Jensen positivos para bacilos álcool-ácido resistentes, os quais foram identificados por técnica de amplificação de ácidos nucleicos como complexo Mycobacterium tuberculosis (M. Tuberculosis). A doente foi orientada para consulta de Infecciologia para investigação e instituição de terapêutica antibacilar.
Conclusões
O relato deste caso clínico permite demonstrar que as manifestações clínicas e imagiológicas do TCGTd podem ser semelhantes às da tuberculose articular, pelo que esta deve ser sempre incluída no diagnóstico diferencial de doentes com queixas de monoartrite crónica das grandes articulações como neste caso clínico. O diagnóstico precoce da tuberculose articular é fundamental para preservar a articulação afetada e evitar as potenciais consequências da infeção crónica, nomeadamente a degeneração articular e a limitação funcional. Contudo, o maior desafio permanece a consideração do diagnóstico uma vez que, na grande maioria dos doentes, incluindo aquela a que se refere este caso clínico, não existe evidência de tuberculose pulmonar ativa concomitante.
Declaração de conflito de interesses: Sem conflitos de interesse a declarar.
Powered By EmbedPress
