CASE REPORT: NOCARDIA PURIS
Evento: XII Congresso Nacional de Patologia Clínica
Poster Número: 064
Autores e Afiliações:
Luís Albuquerque, João Neves.
Serviço de Patologia Clínica – Hospital de Braga
Introdução: Nocardia spp. é um bacilo Gram-positivo e é parte importante da microflora do solo em todo o mundo (3). É responsável por infeções raras e severas, especialmente em doentes imunocomprometidos (1), e tem-se observado o aumento de infeções por este organismo (5). A identificação pelo MALDI-TOF MS demonstrou ser capaz de identificar corretamente Nocardia spp., quando uma biblioteca extensa de referência é utilizada (2, 5). Este caso é sobre um isolamento de Nocardia puris de tecido infetado do antebraço, após fratura exposta.
Objetivos e Metodologia: Estudar a susceptibilidade aos antimicrobianos por disco-difusão (Bio-Rad Laboratories) em Gelose de Mueller Hinton Sangue (bioMérieux) de Nocardia puris, isolada em Gelose de Sangue (bioMérieux) e identificada pelo equipamento MALDI-TOF MS (Bruker). Os antibióticos a ser testados são: Ampicilina (2μg); Piperacilina/Tazobactam (30/6μg); Cefotaxime (5μg); Meropenem (10μg); Ciprofloxacina (5μg), Levofloxacina (5μg), Gentamicina (10μg), Amicacina (30μg); Tobramicina (10μg), Eritromicina (15μg) e Trimetoprima/Sulfametoxazol (1,25/23,75μg).
Resultados: De acordo com os Guidelines da Sociedade Francesa de Microbiologia, o teste de susceptibilidade aos antimicrobianos, por disco-difusão, revelou os seguintes resultados: sensível ao Trimetoprim/Sulfametoxazol (≥16mm), Meropenem (≥22mm), Levofloxacina (≥20mm), Gentamicina (≥18mm), Gentamicina (≥18mm), Tobramicina (≥18mm); intermédio a Cefotaxime (23-25 mm); resistente à Ampicilina (<16 mm), Piperacilina/Tazobactam (<18mm), Ciprofloxacina (<22mm), Eritromicina (<17mm).
Conclusão: Nocardiose é de difícil diagnóstico clínico, radiológico e histopatológico; apresenta uma variedade de sintomas e sinais, dependendo do local da infeção. O diagnóstico definitivo depende do isolamento e identificação da espécie de Nocardia. Assim, torna-se pertinente ter à disposição do laboratório de microbiologia clínica, ferramentas que permitam a correta identificação de Nocardia spp. e confirmação da susceptibilidade aos antimicrobianos para, assim, conseguir o diagnóstico atempado e escolha do antibiótico mais indicado. No nosso laboratório foi possível a rápida identificação e realização do antibiograma, devido aos recursos disponíveis e ao fluxo de trabalho otimizado.