EUCAST- BREAKPOINTS AND GUIDANCE, 2023
Evento: XII Congresso Nacional de Patologia Clínica
Poster Número: 043
Autores e Afiliações:
André Gonçalves Vieira, Pedro Barata
Serviço de Patologia Clínica – CHUP
Introdução: O Comité Europeu de Testes de Suscetibilidade Antimicrobiana (EUCAST) é um comité científico que determina as diretrizes para interpretar a resistência antimicrobiana. Foi formado em 1997 e é organizado conjuntamente pelo ESCMID, ECDC e outros laboratórios europeus. Os laboratórios de Patologia Clínica, desde 2014 e por recomendação da Direcção Geral de Saúde, seguem as Normas da EUCAST. As diretrizes EUCAST são as mais usadas como referência em testes de suscetibilidade antimicrobiana em todo o mundo. São gratuitas e disponíveis sob consulta on-line no website da instituição. A “EUCAST” permite então interpretar as concentrações inibitórias mínimas brutas (MICs), a concentração mais baixa de um produto químico, geralmente um fármaco, que impede o crescimento visível de microrganismos. A interpretação da resistência antimicrobiana (relatada como “R”) ou suscetibilidade antimicrobiana (relatada como “S”) difere para todas as combinações de fármacos e organismos, razão pela qual são necessárias diretrizes, atualizadas. Estas atualizações são anuais.
Objetivos e Metodologia: O presente trabalho pretende uma atualização das diretrizes da EUCAST para 2023, com um resumo dessas mesmas atualizações e alterações relevantes mais recentes, com exemplos da sua aplicação na rotina diária do serviço de Microbiologia. Será ainda abordada a evolução dos conceitos de S, I e R e Tabela de Breakpoints.
Discussão/Conclusão: O “novo I” inclui apenas sensibilidade por Incremento de exposição, portanto, um resultado “I” permite o uso desse antimicrobiano; O laboratório de Patologia clínica deste hospital, rege-se pelas normas da EUCAST para validação dos TSA; Realça-se a importância da informação clínica nos pedidos efetuados, de forma a direcionar o estudo e culturas de uma forma mais assertiva, permitindo uma maior eficiência do método.