Revista Medicina Laboratorial

Revista Medicina Laboratorial

Caros Colegas,

A Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica (SPPC) definiu como um dos seus objetivos centrais, a edição de uma revista científica que permitisse a partilha e a promoção dos trabalhos científicos efetuados pelos especialistas de Patologia Clínica.

Apesar da pandemia, apesar da sobrecarga de trabalho e apesar dos muitos outros desafios que a Patologia Clínica enfrentou, este ano de 2021 revelou-se um ano de objetivos alcançados e hoje podemos assistir, com muito orgulho, à materialização do terceiro pilar fundamental da sua missão: o lançamento oficial da revista científica “Medicina Laboratorial”.

Sendo a Patologia Clínica uma especialidade médica com imensa atividade científica nas suas diferentes áreas e que produz uma quantidade significativa de informação científica suportada nos dados e casos clínicos aos quais participa e tem acesso.

Existindo assim uma necessidade premente de partilha e de divulgação dessa informação.

É neste contexto, que a revista Medicina Laboratorial se posiciona. Não só, ser a voz da Patologia Clínica junto dos seus pares, mas ser um veículo de difusão de toda a atividade científica que é desenvolvida, dentro e fora da especialidade. Este era sem sombra de dúvida um canal de comunicação necessário e diríamos mesmo, obrigatório para a Patologia Clínica.

Estamos expectantes pela Vossa participação, pelos Vossos trabalhos, que avaliaremos com detalhe e rigor para futura publicação.

Fica aqui o convite formal a todos os que assim o desejarem, de submeterem os resultados das Vossas pesquisas e atividades científicas e clínicas, e a divulgação desses mesmos conteúdos.

A periodicidade desta revista será inicialmente bianual, contudo será a resposta que tivermos da Vossa parte que determinará a sua verdadeira periodicidade.

A revista Medicina Laboratorial é mais um marco na existência da Sociedade  Portuguesa de Patologia Clínica, que muito nos orgulha.

Maria José Rego de Sousa

Presidente da SPPC

Número 1

Regras para publicação

Formulário de submissão