Regras para publicação na revista Medicina Laboratorial
A “Revista Medicina Laboratorial, Revista da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica” (REVSPPC) é uma publicação científica, revista por pares, abrangendo temáticas relativas à Patologia Clínica. São publicados artigos editoriais (por convite a autor), artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, cartas ao editor e artigos que visam melhorar a Prática Clínica (recomendações e protocolos, por exemplo).
A REVSPPC teve a sua primeira edição em 2021 e é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica (SPPC) e subscreve os requisitos para apresentação de artigos a revistas biomédicas elaboradas pela Comissão Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors), publicada originalmente e na íntegra inicialmente em N Engl J Med 1991; 324: 424-28.
A política editorial da REVSPPC segue as Recomendações de Política Editorial (Editorial Policy Statements) emitidas pelo Conselho de Editores Científicos (Council of Science Editors), disponíveis em https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/
A REVSPPC publica preferencialmente artigos escritos na língua portuguesa e inglesa. Caso os autores optem por submeter conteúdos noutras línguas, poderá ser solicitada a sua tradução para a língua inglesa. O rigor e a exactidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas, são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
Os artigos submetidos devem ser originais e não podem ter sido publicados previamente.
Os artigos publicados constituirão propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, no seu todo ou em parte, sem a prévia autorização dos editores.
A REVSPPC segue os critérios de autoria recomendados pela ICMJE (disponíveis em http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf), os quais se baseiam nos 4 critérios seguintes:
Ter tido uma contribuição substancial no planeamento e concepção do trabalho, na colheita de dados, análise e interpretação dos resultados;
Ter participado na redação do manuscrito ou na revisão crítica de conteúdo intelectualmente relevante;
Ter aprovado a versão final a publicar;
Assumir responsabilidade pelo trabalho e assegurar que todas as questões relacionadas com a sua integridade e rigor foram devidamente investigadas e resolvidas.
Estes 4 critérios deverão abranger todos os elementos que forem designados autores, e todos aqueles que abranjam estes 4 critérios, deverão ser designados autores. Todos os elementos que tenham, de algum modo, contribuído para o manuscrito mas que não preencham os 4 critérios de autoria, deverão vir referidos na secção dos agradecimentos.
A REVSPPC oferece aos autores um sistema de submissão e revisão de artigos a funcionar exclusivamente online. Acedendo ao website oficial da SPPC em (www.sppc-com.pt/revista-medicina-laboratorial/), os autores poderão submeter os seus artigos seguindo as instruções fornecidas. Os autores serão notificados por email sempre que o(s) seu(s) artigo(s) sofra(m) alterações relevantes durante o processo editorial.
Instruções aos autores
Para evitar atrasos no processo de revisão, leia cuidadosamente as instruções e assegure-se de que o seu manuscrito está de acordo com os requisitos da REVSPPC antes de submeter (número de palavras e formato).
Título do artigo: o título deve descrever brevemente o conteúdo do artigo. Não devem ser usadas abreviaturas. Deve ser indicado um curto título para rodapé.
Nome dos autores e afiliações
Informações do autor responsável pela correspondência: nome, morada, telefone e endereço electrónico
Resumo: com um máximo de 350 palavras ,deve incluir objectivos, material e métodos, resultados e conclusões. Para os casos clínicos o limite de palavras é 180.
Tipos de artigo:
Editoriais: Os Editoriais serão solicitados por convite do Editor e constituirão comentários sobre tópicos actuais ou sobre artigos publicados na revista.
Artigos de Revisão:
Os Artigos de Revisão não deverão exceder as 4000 palavras, 6 Tabelas ou Figuras e 100 referências
Artigos Originais:
O texto dos Artigos Originais deve ser apresentado com uma Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Não deverá exceder as 4000 palavras, 6 Tabelas ou Figuras e 60 referências.
Prática Clínica:
O texto dos artigos de Prática Clínica deve ser apresentado com uma Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Não deverá exceder as 4000 palavras, 6 Tabelas ou Figuras e 60 referências.
Casos Clínico:
O texto dos Casos Clínicos deverá ser apresentado com uma Introdução, Caso Clínico e Discussão, acompanhado de figuras ilustrativas/tabelas (máximo de 6). Não deverá exceder as 2000 palavras e 25 referências.
Cartas ao Editor:
As Cartas ao Editor deverão constituir um comentário critico a um artigo da Revista ou uma pequena nota sobre um tema ou caso clinico. O texto não deverá exceder as 600 palavras, uma Figura/Tabela e um máximo de 10 referências.
Tabelas e Figuras:
As Tabelas a inserir devem ser assinaladas no texto em numeração romana. Cada Tabela deverá possuir um título e não deverá apresentar linhas verticais. As linhas horizontais só deverão ser usadas como separadores de título e subtítulos. Todas as abreviaturas usadas devem ser explicadas na parte inferior da Tabela. As Figuras a inserir devem ser assinaladas no texto em numeração árabe e apresentar legendas. Cada Figura deve ser enviada em formato JPEG ou TIF de alta qualidade. O Editor reserva o direito de agrupar Figuras ou alterar o seu tamanho de modo a rentabilizar o uso da página.
Referências:
As referências bibliográficas devem ser submetidas com formatação Vancouver e seguir as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html), numeradas por ordem de entrada no texto e em superscript. As abreviaturas usadas na nomeação das revistas devem ser as utilizadas pelo Index Medicus. Nas Referências com 6 ou menos autores, todos devem ser nomeados. Nas Referências com 7 ou mais autores, devem ser nomeados os 6 primeiros seguidos de et al. As Referências correspondentes a trabalhos não publicados, apresentações ou observações pessoais, devem ser inseridas no próprio texto (em parenthesis) e não como referências convencionais. Os autores são responsáveis pela exactidão das Referências apresentadas. Seguem-se alguns exemplos de vários tipos de referências:
Revista:
Nome(s) e iniciais do(s) autor(es). Título do artigo. Nome da Revista Ano; Volume: Página (s).
Artigo publicado online (inserir DOI):
Nome(s) e iniciais do(s) autor(es). Título do artigo. Nome da Revista Published Online First: data. doi.
Capítulo de livro:
Nome(s) e iniciais do(s) autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: Nome(s) e iniciais do(s) editor(es) medico(s). Título do livro. Cidade: Nome da casa editorial, ano de publicação: primeira a última página do capítulo
Livro:
Nome(s) e iniciais do(s) autor(es). Título do livro. Cidade: Nome da casa editorial, ano de publicação: página(s).
Documento electrónico:
Título do documento. http://address. Data de acesso.
Agradecimentos:
Incluir nesta secção agradecimentos a pessoas que tenham contribuído para o trabalho mas sem autoria. Instituições ou fontes de apoio financeiro também poderão aqui ser indicadas.
Os artigos submetidos são enviados a revisores especializados no tema do artigo. Concluída a revisão do artigo, os autores são notificados, recebendo os pareceres e comentários dos revisores acerca do estado do mesmo. Com base nesses pareceres, os autores deverão editar o artigo, corrigi-lo e resubmetê-lo para nova revisão.
Critérios de Revisão
Os critérios de aceitação de um artigo para publicação têm em consideração a qualidade e originalidade do artigo apresentado, a excelência na redacção e organização do mesmo e o potencial impacto na literatura médica.
Todos os artigos aceites para publicação serão publicados na Revista em formato digital e, em caso de impressão de Revista, na Revista em formato impresso.
Revisão de provas
Os autores dos artigos aceites para publicação poderão receber uma versão digital da prova do artigo para validação. Caso recebam, as provas devem ser revistas durante as 24h que sucedem a sua recepção. Os autores são responsáveis pela cuidada revisão do texto, Figuras, Tabelas, Legendas e Referências, e deverão contactar os Editores no caso em que sejam necessárias alterações. Apenas pequenas alterações e correcções tipográficas são permitidas nesta fase.
Direitos de Autor
Após aceitação para publicação, os autores transferem para a REVSPPC os direitos de autor do manuscrito.
Consulte aqui e faça o download das regras para publicação