spin

Bem vindo à SPPC 2022

Mensagem da Presidente da SPPC

 

Bem-vindos ao SPPC 2022.

Após o êxito do SPPC 2021, era impensável que a Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica não desse continuidade ao projeto que surgiu das circunstâncias de afastamento impostas pela pandemia, permitindo assim ser o motor da formação contínua em Medicina Laboratorial.

Tendo o XIº Congresso da SPPC terminado com o sucesso que todos reconhecemos, estamos de novo juntos para vos apresentar o 2º Ciclo Anual de Formação On-line (SPPC 2022).

Vamos ter 10 Webinares que decorrem desde 21 de Abril de 2022, até 7 de Dezembro de 2022.

Vamos poder contar com o apoio das casas comerciais assim como das Sociedades Científicas Parceiras (UEMS, WASPaLM)

Muito obrigado pela vossa presença e apoio.

 

Saudações Patologistas.

Maria José Rego de Sousa

Presidente da SPPC

Inscreva-se

Comissão Organizadora e Científica

OS  NOSSOS SPEAKERS

Webinars – Programa

  • Da tecnología à clínica, o Patologista Clínico faz a diferença
    Da tecnología à clínica, o Patologista Clínico faz a diferença
    17:30 - 19:00

    Apresentação e discussão de casos clínicos, com interatividade de todos os participantes.

    Este Webinar, baseado na apresentação de casos clínicos reais, tem como  objectivo a discussão e valorização das condicionantes técnicas, fisiopatológicas e/ou farmacológicas a considerar durante o processo de validação médica de relatórios analíticos, nomeadamente perante situações em que surjam valores aparentemente contraditórios ou inverosímeis.
    Para cada caso apresentado, será feito o devido enquadramento clínico e indicados os valores obtidos nos testes em estudo. Pretende-se uma discussão interactiva com os diferentes participantes, através da realização de breves questionários online para resposta imediata. No final de todos os casos apresentados será aberto o debate. 
     -
    Moderadores: Dr. Nuno Gonçalves - IPO-Porto | Sandra Paulo - ULS Castelo Branco

    speaker Dra. Ana Torgal | Dr. João Pedro Barreto | Dr. José Duarte Pereira - IPO - Porto

Curso Presencial

 

“O HEMOGRAMA E A CITOMORFOLOGIA NO DIAGNÓSTICO HEMATOLÓGICO”

Trata-se de um curso de aperfeiçoamento sobre o diagnóstico citomorfológico em Hematologia, baseado na discussão, que se pretende interactiva, de casos práticos.

Este curso tem como destinatários internos de Patologia Clínica que tenham concluído o bloco formativo de Hematologia ou que estejam na segunda metade do mesmo. Será dada prioridade aos internos do 4º ano da formação especializada.

O curso não está incluido no programa de webinars e requer uma inscrição separada cujo valor é de 100€.

A capacidade formativa máxima de 20 formandos.

 

PROGRAMA

Dia 4 NOVEMBRO– 5h (14.00h – 19.00h)

  • Interpretação do hemograma e esfregaço de sangue periférico

Dia 5  NOVEMBRO– 5h (8.30h – 13.30h)

  • O diagnóstico citomorfológico em Hematologia. Apresentação de casos clínico-laboratoriais (slides e microscopia óptica – SP, MO e líquidos biológicos)

LOCAL

Lisboa (local a definir)

AVALIAÇÃO

Avaliação no final do curso (20 perguntas, escolha múltipla, 5 alíneas, 1 resposta certa)

 

FACULTY

Dr. Cândido Silva (Coordenador do curso) – Curriculum Vitae

Dra. Ana Paula Azevedo – Curriculum Vitae

Dra. Helena Brízido – Curriculum Vitae

    Revista Medicina Laboratorial

    Regras para publicações na revista

    • A “Revista Medicina Laboratorial, Revista da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica”  (REVSPPC) é uma publicação científica, revista por pares, abrangendo temáticas relativas à Patologia Clínica. São publicados artigos editoriais (por convite a autor), artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, cartas ao editor e artigos que visam melhorar a Prática Clínica (recomendações e protocolos, por exemplo).

    • A REVSPPC terá a sua primeira edição em 2021 e é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica (SPPC) e subscreve os requisitos para apresentação de artigos a revistas biomédicas elaboradas pela Comissão Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors), publicada originalmente e na íntegra inicialmente em N Engl J Med 1991; 324: 424-28.

    • A política editorial da REVSPPC segue as Recomendações de Política Editorial (Editorial Policy Statements) emitidas pelo Conselho de Editores Científicos (Council of Science Editors), disponíveis em https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/

    • A REVSPPC publica preferencialmente artigos escritos na língua portuguesa e inglesa. Caso os autores optem por submeter conteúdos noutras línguas, poderá ser solicitada a sua tradução para a língua inglesa. O rigor e a exactidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas, são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

    • Os artigos submetidos devem ser originais e não podem ter sido publicados previamente.

    • Os artigos publicados constituirão propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, no seu todo ou em parte, sem a prévia autorização dos editores.

    A REVSPPC segue os critérios de autoria recomendados pela ICMJE (disponíveis em http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf), os quais se baseiam nos 4 critérios seguintes:

    1. Ter tido uma contribuição substancial no planeamento e concepção do trabalho, na colheita de dados, análise e interpretação dos resultados;

    2. Ter participado na redação do manuscrito ou na revisão crítica de conteúdo intelectualmente relevante;

    3. Ter aprovado a versão final a publicar;

    4. Assumir responsabilidade pelo trabalho e assegurar que todas as questões relacionadas com a sua integridade e rigor foram devidamente investigadas e resolvidas.

    Estes 4 critérios deverão abranger todos os elementos que forem designados autores, e todos aqueles que abranjam estes 4 critérios, deverão ser designados autores. Todos os elementos que tenham, de algum modo, contribuído para o manuscrito mas que não preencham os 4 critérios de autoria, deverão vir referidos na secção dos agradecimentos.

    A REVSPPC oferece aos autores um sistema de submissão e revisão de artigos a funcionar exclusivamente online. Acedendo ao website oficial da SPPC 2021 (www.saudevirtual.pt/patologiaclinica/), os autores poderão submeter os seus artigos seguindo as instruções fornecidas. Os autores serão notificados por email sempre que o(s) seu(s) artigo(s) sofra(m) alterações relevantes durante o processo editorial.

     

    Instruções aos autores

    • Para evitar atrasos no processo de revisão, leia cuidadosamente as instruções e assegure-se de que o seu manuscrito está de acordo com os requisitos da REVSPPC antes de submeter (número de palavras e formato).

    • Título do artigo: o título deve descrever brevemente o conteúdo do artigo. Não devem ser usadas abreviaturas. Deve ser indicado um curto título para rodapé.

    • Nome dos autores e afiliações

    • Informações do autor responsável pela correspondência: nome, morada, telefone e endereço electrónico

    • Resumo: com um máximo de 350 palavras ,deve incluir objectivos, material e métodos, resultados e conclusões. Para os casos clínicos o limite de palavras é 180.

     

    Tipos de artigo:

    • Editoriais: Os Editoriais serão solicitados por convite do Editor e constituirão comentários sobre tópicos actuais ou sobre artigos publicados na revista.

    Artigos de Revisão:

    • Os Artigos de Revisão não deverão exceder as 4000 palavras, 6 Tabelas ou Figuras e 100 referências

    Artigos Originais:

    • O texto dos Artigos Originais deve ser apresentado com uma Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Não deverá exceder as 4000 palavras, 6 Tabelas ou Figuras e 60 referências.

    Prática Clínica:

    • O texto dos artigos de Prática Clínica deve ser apresentado com uma Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Não deverá exceder as 4000 palavras, 6 Tabelas ou Figuras e 60 referências.

    Casos Clínico:

    • O texto dos Casos Clínicos deverá ser apresentado com uma Introdução, Caso Clínico e Discussão, acompanhado de figuras ilustrativas/tabelas (máximo de 6). Não deverá exceder as 2000 palavras e 25 referências.

    Cartas ao Editor:

    • As Cartas ao Editor deverão constituir um comentário critico a um artigo da Revista ou uma pequena nota sobre um tema ou caso clinico. O texto não deverá exceder as 600 palavras, uma Figura/Tabela e um máximo de 10 referências.

     

    Tabelas e Figuras:

    •  As Tabelas a inserir devem ser assinaladas no texto em numeração romana. Cada Tabela deverá possuir um título e não deverá apresentar linhas verticais. As linhas horizontais só deverão ser usadas como separadores de título e subtítulos. Todas as abreviaturas usadas devem ser explicadas na parte inferior da Tabela. As Figuras a inserir devem ser assinaladas no texto em numeração árabe e apresentar legendas. Cada Figura deve ser enviada em formato JPEG ou TIF de alta qualidade. O Editor reserva o direito de agrupar Figuras ou alterar o seu tamanho de modo a rentabilizar o uso da página.

     

    Referências:

    • As referências bibliográficas devem ser submetidas com formatação Vancouver e seguir as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html), numeradas por ordem de entrada no texto e em superscript. As abreviaturas usadas na nomeação das revistas devem ser as utilizadas pelo Index Medicus. Nas Referências com 6 ou menos autores, todos devem ser nomeados. Nas Referências com 7 ou mais autores, devem ser nomeados os 6 primeiros seguidos de et al. As Referências correspondentes a trabalhos não publicados, apresentações ou observações pessoais, devem ser inseridas no próprio texto (em parenthesis) e não como referências convencionais. Os autores são responsáveis pela exactidão das Referências apresentadas. Seguem-se alguns exemplos de vários tipos de referências:

    Revista:

    • Nome(s) e iniciais do(s) autor(es). Título do artigo. Nome da Revista Ano; Volume: Página (s).

    Artigo publicado online (inserir DOI):

    • Nome(s) e iniciais do(s) autor(es). Título do artigo. Nome da Revista Published Online First: data. doi.

    Capítulo de livro:

    • Nome(s) e iniciais do(s) autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: Nome(s) e iniciais do(s) editor(es) medico(s). Título do livro. Cidade: Nome da casa editorial, ano de publicação: primeira a última página do capítulo

    Livro:

    • Nome(s) e iniciais do(s) autor(es). Título do livro. Cidade: Nome da casa editorial, ano de publicação: página(s).

    Documento electrónico:

    • Título do documento. http://address. Data de acesso.

     

    Agradecimentos:

    • Incluir nesta secção agradecimentos a pessoas que tenham contribuído para o trabalho mas sem autoria. Instituições ou fontes de apoio financeiro também poderão aqui ser indicadas.

    Os artigos submetidos são enviados a revisores especializados no tema do artigo. Concluída a revisão do artigo, os autores são notificados, recebendo os pareceres e comentários dos revisores acerca do estado do mesmo. Com base nesses pareceres, os autores deverão editar o artigo, corrigi-lo e resubmetê-lo para nova revisão.

    Critérios de Revisão

    • Os critérios de aceitação de um artigo para publicação têm em consideração a qualidade e originalidade do artigo apresentado, a excelência na redacção e organização do mesmo e o potencial impacto na literatura médica.

    • Todos os artigos aceites para publicação serão publicados na Revista em formato digital e, em caso de impressão de Revista, na Revista em formato impresso.

    Revisão de provas

    • Os autores dos artigos aceites para publicação poderão receber uma versão digital da prova do artigo para validação. Caso recebam, as provas devem ser revistas durante as 24h que sucedem a sua recepção. Os autores são responsáveis pela cuidada revisão do texto, Figuras, Tabelas, Legendas e Referências, e deverão contactar os Editores no caso em que sejam necessárias alterações. Apenas pequenas alterações e correcções tipográficas são permitidas nesta fase.

    Direitos de Autor

    • Após aceitação para publicação, os autores transferem para a REVSPPC os direitos de autor do manuscrito.

    Formulário para submissão de trabalhos na

    Revista Medicina Laboratorial

      Regras do concurso de fotografia da SPPC 2022

      • A submissão de fotografias decorrerá até dia 30 de Outubro de 2022 e terá de ser obrigatoriamente efectuada on-line através do website oficial da SPPC 2022.

       
      • A submissão das fotografias terá de ser acompanhada por o preenchimento de todos os dados para submissão, nomeadamente: identificação do autor da fotografia, título da fotografia, data da fotografia, breve descrição da fotografia.

      Concluída a fase de submissão de trabalhos, as fotografias serão apreciadas pelo Júri que selecionará as três vencedoras.

       

      Júri do Concurso e Critérios

      • O júri será composto por dois membros da direcção da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica (SPPC) e por três membros da comissão científica da “SPPC 2022”.

      • Serão considerados como critérios de seleção da melhor fotografia:

        • a qualidade da fotografia;

        • o enquadramento com o respetivo tema;

        • a originalidade de abordagem do mesmo.

      Os participantes deverão apresentar as fotografias com as seguintes especificidades:

       
      • Deverão ser fotografias originais;

       
      • Deverão estar relacionadas diretamente com Patologia Clínica e/ou temática COVID;

       
      • Deverão ser enviadas em formato JPEG com o máximo de 10Mb. Os participantes devem salvaguardar a versão original em alta resolução das imagens enviadas para o caso de serem selecionadas pelo júri com formato JPEG ou TIFF, com resolução de 300 dpi e com 4096 x 3072 pixéis de tamanho;

       
      • O nome do ficheiro digital de cada foto deve incluir os seguintes itens: número de fotografia submetida e nome do autor.

      • A participação no “Concurso de Fotografia SPPC 2022” implica a aceitação da cedência dos direitos das fotografias à SPPC, que as poderá utilizar em publicações e meios de divulgação da instituição, renunciando o autor a qualquer contrapartida financeira, ou de outra índole. A SPPC comprometesse a mencionar o nome do autor das fotografias nas utilizações que delas venha a fazer.

       
      • Para que a submissão da fotografia seja aceite o autor terá de estar inscrito e participar na “SPPC 2022”.

       
      • Todos os trabalhos submetidos a concurso devem ser completamente originais e inéditos.

       
      • Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.

       
      • Não serão aceites a concurso fotografias compostas e imagens manipuladas digitalmente, assim como fotografias com qualquer outro artifício. As fotografias submetidas só serão aceites a concurso após a respetiva verificação de respeito pelas conformidades constantes neste regulamento.

      • Concluído o “Concurso de Fotografia SPPC 2022”, e com o apoio dos elementos do júri, a SPPC irá fazer uma seleção das fotografias que serão publicadas na revista “Medicina Laboratorial”, revista da Sociedade Portuguesa de Patologia clínica e que serão colocadas no site oficial da SPPC.

       
      • Todos os participantes serão convidados para um debate final, sendo que lhes será comunicado por email se as fotografias submetidas fazem parte das selecionadas para exposição.

      • A divulgação dos vencedores e dos prémios realizar-se-á no webinar final da SPPC 2022 no dia 07 de Dezembro de 2022.

       
      • Serão premiado os três melhores trabalhos selecionados pelo júri do concurso.

      • A participação neste concurso é gratuita e implica a aceitação integral do presente regulamento. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo júri do “Concurso de Fotografia SPPC 2022”, única entidade competente para o efeito.

       
      • Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados à SPPC através dos contactos disponíveis no website oficial da SPPC 2022.

      Formulário para submissão de fotografias

        Patrocínio Científico

        Inscrições

        Sócio SPPC

        €50

        • Todos os WEBINARS

        • Certificado de cada webinar

        Não sócio SPPC

        €75

        • Todos os WEBINARS

        • Certificado de cada webinar

        Inscrições

        registing

        Ao fazer a sua inscrição na SPPC 2022 autoriza o tratamento dos meus dados pessoais, por parte da SPPC, ao abrigo do Regulamento de Proteção de Dados Pessoais.

        A confirmação por e-mail do seu registo só será efetuada após a recepção do comprovativo de pagamento.
        Pagamento deve ser efetuado por transferência bancária para a conta da SPCC

        (IBAN: PT50 0010 0000 0847 0110 0011 1)

        Deverá ser enviada para o secretariado uma cópia do comprovativo de pagamento devidamente identificada (nome e e-mail).

        Para emissão da fatura são necessários: nome completo, NIF e morada.

        Envie para o e-mail: sppc2022@sppc.com.pt

        Sponsors

        Para visitar o website  dos nossos Sponsors, clique em cada logotipo.

        Contactos

          © 2021 Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica