Estratégia para as especialidades Análises Clínicas e Genética Humana

COMUNICADO - Apoio à Posição da Ordem dos Médicos

A Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica (SPPC) subscreve integralmente o conteúdo e a posição expressa pela Ordem dos Médicos relativamente ao documento intitulado “Estratégia para as Especialidades Análises Clínicas e Genética Humana”.

Enquanto entidade científica representativa da especialidade médica de Patologia Clínica, consideramos essencial reafirmar a clara distinção entre as competências médicas e farmacêuticas no contexto laboratorial, em particular no que diz respeito ao ato médico de validação diagnóstica e à responsabilidade clínica associada.

O Patologista Clínico é um médico que atua de forma integrada na prática clínica, articulando com equipas multidisciplinares, participando diretamente na definição terapêutica e na segurança do doente, competências que decorrem de uma formação médica especializada e legalmente reconhecida. A colaboração com outras profissões de saúde é bem-vinda e necessária, mas não pode ser confundida com sobreposição de competências.

Reforçamos, assim, a importância de preservar a integridade do exercício médico e da especialidade de Patologia Clínica, bem como a necessidade de que qualquer documento estratégico respeite os limites legais e estatutários das diversas profissões de saúde.