O PAPEL DO ESFREGAÇO DE SANGUE PERIFÉRICO NO DIAGNÓSTICO MICROBIOLÓGICO

Evento: X Congresso Nacional de Patologia Clínica

Poster Exposto: 05

Autor do trabalho: Marco P. Barros Pinto

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE

Palavras-chave: ESFREGAÇO SANGUE PERIFÉRICO, MALARIA, BACTERIÉMIA, FUNGÉMIA

Introdução:

É reconhecido o papel do esfregaço de sangue periférico (ESP) no diagnóstico de um conjunto de patologias hematológicas (leucemias, anemias) e hemoparasitárias. Menos conhecido é o papel do ESP no auxílio ao diagnóstico de bacteriémias/fungémias, o que pode representar um ganho de tempo (até cinco dias) comparativamente à hemocultura.

Objectivos e Metodologia

Através de um conjunto de 4 casos clínicos (malária, bacteriémia e fungémia), ilustra-se a relevância do ESP no diagnóstico de doenças infeciosas, descrevendo-se um conjunto de achados observados no ESP que auxiliaram no seu diagnóstico.

Resultados

Mulher de 28 anos proveniente de África, recorre ao hospital por febre há uma semana. Laboratorialmente apresentava trombocitopenia e elevação das transaminases, LDH e PCR. Na observação do ESP identificou-se a presença de Plasmodium malariae (trofozoitos, gametócitos e esquizontes).

Criança de dois anos, recorre ao hospital por febre. Analiticamente apresenta anemia, leucocitose, trombocitopenia e elevação das transaminases, LDH e PCR. Para confirmação da trombocitopénia é executado um ESP onde se identifica a presença de Plasmodium falciparum, parasitémia de 33%. Na exploração da história clínica é referida uma viagem recente a África.

Criança de 15 meses admitida no hospital por desidratação secundária a diarreia severa. Analiticamente apresenta leucocitose e elevação da PCR. Na observação do ESP verifica-se a presença de bacilos, alguns fagocitados. Na hemocultura foi isolada Pantoea agglomerans.

Mulher de 67 anos com adenocarcinoma pancreático metastisado, recorre ao hospital, sendo internada por insuficiência respiratória aguda e sépsis. A doente era portadora de cateter venoso central para administração de quimioterapia. Laboratorialmente apresenta elevação da PCR, anemia normocítica e trombocitopénia severa (3×109/L). Na observação do ESP foi observada a presença de elementos leveduriformes. Na sequência deste achado é posteriormente isolada Candida albicans.

Em alguns destes casos clínicos identificaram-se outras alterações normalmente associadas a infeção como aglutinação e vacuolização de neutrófilos, rouleaux eritrocitário e corpos de Döhle.

Conclusão

Através de um conjunto de achados, observáveis no ESP, característicos de diferentes processos infeciosos, é possível o diagnóstico de patologias como a malária, bacteriémia e fungémia. Permitindo nos casos de bacteriémia e fungémia uma redução do tempo para o início do tratamento dirigido quando comparado com os tempos das hemoculturas.